Retrato do Exame de Latim IV
olá!como só eu, a sónia e a rita sá fomos os únicos (axo eu) a realizar o exame/teste de latim na 1ª chamada, vou-vos dizer como é é ele (não posso mostrar o enunciado pk aprof ficou com eles...)
é assim... não achei difícil, muito pelo contrário, até foi bem fácil, as perguntas eram claras e o trecho da Eneida até era fácil de traduzir, comparativamente com alguns k nós vimos nas aulas e k eram horríveis e maus e metiam medo. Pronto, era fácil e isso é uma boa notícia.
(não consegui localizar o trecho: na introdução, dizia k era no momento em k Eneias recorda a voz do pai Anquises, quando ele e o resto da malta avistam ao longe as colinas de Itália...)
o exame tinha 7 perguntas: desde justificar os casos de certas palavras, fazer a análise sintáctica e morfológica de uma frase, dizer o tempo, modo, pessoa e número de alguns verbos, dividir e classificar as orações da primeira frase; dizer qual é o sujeito de determinado verbo...
depois tinha a tradução do trecho; depois, a escansão de dois versos (isso foi o mais lixado, pk um dos versos tinha uma particularidade k ela nunca tinha referido nas aulas, e akela coisa não batia certo de maneira alguma...)
por fim, a tal assustadora (e é) resposta de quatro páginas. Tinha duas à escolha:
1) a partir de uma frase da Eneida, k era "Tão difícil é fundar o povo romano!", tínhamos k comentar essa frse, apoiando-nos em passos e personagens do livro;
2) caracterizar o "século de augusto", em termos cronológicos, morais, políticos e religiosos.
(entre os dois venha o diabo e escolha!)
Aquilo k é mais complicado é o tempo: a maior parte do pessoal (e.p. , port-francês e arqueologia) só saiu da sala passadas as TRÊS HORAS de exame!!! e mesmo assim, a mha pergunta de desenvolvimento "só" tem duas páginas e mais qualquer coisa. é mesmo muita coisa!
e pronto, são estas as confissões de Diogo Martins.
Concluindo: o exame é fácil, mas muito, mas MESMO MUITO longo! treinai a vossa mão antes de ir pra lá, pk vai doer...
bjs e abraços e boa sorte
2 Comments:
Meu caro,
muito obrigado por esta tua confissão. Mas quanto ao treinar a mao... nao te preocupes q já tamos habituados...
Beijos
LOOOOOOOOOOOOOL doudos!
Enviar um comentário
<< Home